Cadernos Temáticos

Caderno 1

PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, QUESTÕES AMBIENTAIS E REGULAMENTAÇÕES

Neste primeiro caderno, são apresentados os conceitos gerais associados ao planejamento da expansão de energia elétrica, as principais questões ambientais associadas, além do levantamento de suas principais regulamentações por tipo de fonte primária utilizada para geração de energia elétrica.

Caderno 2

INDICADORES COMPETITIVIDADE

Este caderno aborda o papel dos indicadores enquanto ferramenta no planejamento da expansão do setor elétrico nacional e na definição da competitividade das fontes de geração de energia. A necessidade de convergência entre os processos de planejamento e as decisões de investimento também é tratada no Caderno.

Caderno 3

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE DE FONTES DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

A importância dos indicadores de sustentabilidade como ferramenta no planejamento de longo prazo do setor elétrico brasileiro é o tema central deste terceiro caderno.

Caderno 4

CAPACIDADE E FLEXIBILIDADE NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL (SIN)

A crescente penetração de fontes renováveis intermitentes e não controláveis no sistema elétrico brasileiro sinaliza a necessidade de revisão do processo de planejamento da expansão, trazendo desafios para a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN). Nesse sentido, a inclusão da análise de capacidade, já presente nos modelos de planejamento vigentes, e da análise de flexibilidade, ainda incipiente no Brasil, são fundamentais.

Caderno 5

NORMATIVAS AMBIENTAIS PARA EMPREENDIMENTOS DO SETOR ELÉTRICO

Saiba mais sobre a legislação ambiental e a prática dos processos de licenciamento, destacando as principais restrições e as exigências relacionadas às questões socioambientais de empreendimentos do Setor Elétrico no Brasil.

Caderno 6

O PROJETO SINAPSE E A VARIÁVEL SOCIOAMBIENTAL NO PLANEJAMENTO DO SETOR ELÉTRICO

Neste sexto caderno do Projeto SINAPSE são apresentados os efeitos da introdução de variáveis socioambientais no planejamento da expansão da geração de energia elétrica no Brasil.